Imprensa

01.06.2017

Equipe NeoUro vai a Boston para congresso americano (AUA)

Equipe NeoUro vai a Boston para o mais importante congresso urológico!

A equipe NeoUro, entre os dias 12 e 16 de maio, reuniram-se em Boston (EUA) com mais 16.000 urologistas. Participaram do mais importante congresso urológico em nível mundial.

Dr Aguinel e Dr Ricardo Kupka ouviram, debateram e verificaram as mais recentes atualizações a respeito de uro-oncologia.

Os temas são apresentados em plenárias, discussões de pósteres, vídeos, casos clínicos, informações de tecnologia e gestão.

 

download

Atualizações em câncer de bexiga

Um dos temas discutidos no congresso foram os avanços na imunoterapia para o tratamento do câncer de bexiga. Depois de décadas sem muitos avanços significativos para o tratamento do câncer de bexiga, novas perspectivas surgem a respeito desse tema.

A conclusão trazida pela equipe NeoUro é que esse é um campo que rapidamente vem modificando-se. Muitos novos agentes surgiram com a função de reativar a resposta imunológica anti-tumoral. As novas publicações vem surgindo com muita frequência. Muitas dessas publicações ainda estão em fase experimental e não tem liberação formal para a prática clínica. Além disso, ainda não há testes no Brasil com estas drogas. Um dos trabalhos discutidos foi um estudo fase 3 com 500 pacientes com câncer de bexiga recorrente onde testou-se um nov medicação chamada de pembrozilumab. Este artigo discute a informação mais recente a respeito das novas drogas que podem ser utilizadas para o tratamento do câncer de bexiga. Eles avaliaram a taxa de sobrevida e o estudo sugeriu um claro benefício com o uso desta nova droga. Além disso, também aumentou o tempo para novas recorrências.

Como já dito, esta droga ainda não tem liberação pela U.S. Food and Drug Administration (FDA). Entretanto, dados de outros 2 estudos fase 3 (esses estudos fase 3 referem-se ao último grau de estudo antes de uma medicação poder ser liberada no mercado) estão na fase final para a aprovação para mais 2 novas medicações, como atezolizumab. “Provavelmente, em um futuro muito próximo, o FDA liberará o atezolizumab como primeira linha de tratamento  quimioterápico. Seráa utilizado para os paciente que não puderem ser submetidos a terapia padrão hoje utilizada (com cisplatina)”, diz Dr. Aguinel Bastian.

Tratamento quimioterápico antes de cirurgia

Outra linha de pesquisa que envolve estas novas medicações testa o benefício de seu uso antes de se ponderar tratamentos cirúrgicos. Espera-se mudar a classificação e o estadiamento da doença com o uso destas medicações. Assim pode-se melhorar os resultados oncológicos e permitir tratamentos cirúrgicos em casos que antes não tinham indicação. “Novos trabalhos estão ainda caminhando até termos esta decisão. Mas o tratamento clínico, facilitando ou permitindo a cistectomia (retirada da bexiga), já é uma opção viável e sólida”, diz Dr Ricardo Kupka.

Para os casos de pacientes que não respondem a administração de BCG e que apresentam tumores não invasivos, novas drogas aparecerão para manter o tratamento com preservação da bexiga, evitando sua retirada cirúrgica.

Imunoterapia em câncer de bexiga é sempre um assunto atual. Além da necessidade de aprimoramento constante, é um campo fascinante, que traz como resultados a chance da vida. Cabe a nós, urologistas, sempre associar a técnica cirúrgica, as inovações farmacológicas e atenção às novas publicações em busca do bem-estar dos nosso pacientes.

Equipe NeoUro