Imprensa

02.05.2017

Dr Ricardo Kupka vai ao RJ debater com especialistas em uro-oncologia

Dr Ricardo Kupka compareceu neste dia 28 de abril na cidade do Rio de Janeiro. Junto com os principais especialistas nacionais e internacionais debateram as atualizações na área de uro-oncologia. Ele, representando a equipe da NeoUro, foi o único participante catarinense no evento.

 

Com programa e agenda objetivos, debateram as atualizações e os mais revelantes artigos publicados no último ano. Essa discussão traz à tona os tópicos mais relevantes discutidos no principal congresso mundial de oncologia clínica (ASCO – American Society of Clinical Oncology). Esta é a quarta edição deste evento no Brasil. Traz informações multidisciplinares nas áreas de pesquisa clínica, métodos diagnósticos e novidade nos tratamentos de todas s malignidades genitourinárias.

Câncer de próstata

Muito discutiu-se a respeito das neoplasias de próstata. Constatou-se o benefício do rastreamento e utilidade do PSA para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse dado contradiz uma publicação equivocada e desinformada de 2012 que o contraindicava. Compararam-se as diferentes técnicas de tratamento e seus principais resultados, tanto nas taxas de cura como de efeitos colaterais. Concluiu-se, por exemplo, que a prostatectomia radical (utilizada para o tratamento do câncer de próstata) tem resultados semelhantes quando realizados de maneira aberta ou robótica.

Ainda em relação ao câncer de próstata, verificaram-se as novas opções de terapias focais , ou seja, menos invasivos para o câncer de próstata. Também revisou-se as modalidades medicamentosas e a vacina para o câncer de próstata. Esta última ainda com limitações clínicas importantes.

 

A novidade para o câncer de rim foi, basicamente, a comparação em terapia alvo para controle medicamentoso da doença avançada e resultados da vigilância ativa, (ou seja, apenas acompanhamento sem a necessidade de cirurgia) para casos selecionados de câncer de rim.

 

Mas os temas mais circunstanciais e atuais referem-se as análises genômicas e sua influência para determinar tratamentos e, principalmente, para definirem fatores prognósticos e desfechos clínicos. Ainda estamos engatinhando nesta etapa, que será promissora no futuro.

 

NeoUro tenta sempre manter-se atualizada baseada em pesquisas clínicas sérias, bem desenhadas e publicações relevantes.

Você sabe o que é