Artigos

13.07.2015

Câncer de bexiga: Quais sintomas alertam para a doença?

O câncer de bexiga é o tumor mais comum do sistema urinário, sendo mais prevalente em homens, principalmente a partir dos 50 anos, e tem como principal fator de risco o tabagismo. Quem fuma apresenta até quatro vezes mais chance de desenvolver esse tipo de tumor, principalmente para os que fumam há muito tempo, quando o risco é até dez vezes maior em comparação com quem não fuma.

O câncer da bexiga se desenvolve quando as células da bexiga começam a crescer de forma anormal. Ao invés de crescer e se dividir de forma ordenada, estas células desenvolvem mutações que fazem com que cresçam fora de controle. Estas células anormais formam um tumor.

Novos Casos no Brasil

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos no Brasil, somente em 2014, foi de cerca de 9 mil diagnósticos de câncer de bexiga, sendo 6.800 em homens e 2.200 em mulheres.

Sinais e sintomas do câncer de bexiga

A maior parte dos tumores de bexiga são diagnosticados na fase inicial, quando o câncer de bexiga é altamente tratável e apresenta grande chance de cura.
Fique atento aos principais sintomas da doença:

  • Sangue na urina (hematúria): A urina pode parecer avermelhada (como água de carne). Algumas vezes o sangramento na urina é tão discreto que só pode ser evidenciado no exame de urina (chamamos isso de hematúria microscópica)
  • Aumento da frequência das micções, com sensação de urgência
  • Dor ao urinar
  • Dor nas costas
  • Dor pélvica

Ao perceber um ou mais sintomas, principalmente sangue na urina, é necessário procurar um médico Urologista; ele irá avaliar o quadro e indicar os exames necessários para o diagnóstico.

Reincidência

Apesar de existir uma boa chance de tratamento e cura, a reincidência pode ocorrer. Por esta razão, os pacientes que tiveram câncer da bexiga são muitas vezes submetidos a exames de acompanhamento para diagnosticar precocemente uma possível recorrência da doença durante vários anos após o primeiro tratamento.
Durante o plano de acompanhamento, em geral, os médicos recomendam o exame de endoscopia interior de uretra e da bexiga (cistoscopia) a cada três ou seis meses para os primeiros anos após o câncer, alcançando períodos mais espaçados com o passar do tempo. Exames frequentes de urina e de ultrassonografia do trato urinário também fazem parte da rotina de seguimento.

Causas e prevenção

Não é possível determinar as causas exatas que provocam o câncer de bexiga, contudo, alguns fatores, além do tabagismo, são identificados com frequência nos pacientes com esse tipo de tumor: tabagismo passivo, baixa ingestão de água e a exposição à componentes químicos.

Para prevenir o câncer de bexiga, assuma alguns hábitos saudáveis em sua vida

  • Não fume
  • Tome cuidado com produtos químicos
  • Beba água durante todo o dia
  • Escolha uma dieta rica em frutas e invista na alimentação saudável

A prevenção é a melhor maneira de evitar que a doença apareça e as consultas regulares são a melhor forma de identificar a doença em uma fase inicial, propiciando o melhor tratamento, caso ela aconteça. Pessoas que trabalham com compostos de borracha, couro, tintas e na indústria têxtil devem fazer exames de rotina frequentemente e estar sempre atentos aos sintomas que o organismo produz.