Você recorda qual foi a última vez que passou por uma avaliação médica completa? Se essa pergunta for feita a uma mulher, é bem provável que ela irá responder que realizou uma consulta no período de um ou dois anos. Já entre os homens, o tempo entre uma consulta e outra tende a ser maior. A fama que o sexo masculino tem de negligenciar a saúde é bastante conhecida.
São diversas as pesquisas que apontam a falta de cuidado com o próprio corpo como um dos fatores que diminuem a longevidade da população masculina. Isso ocorre principalmente porque uma consulta simples de rotina pode apontar com antecedência o desenvolvimento de uma doença, o que aumenta de forma significativa as chances de cura.
As mulheres têm uma disposição maior de se precaver em relação ao futuro. Essa característica fica bastante evidente quando o assunto é saúde. Os homens evitam ir ao médico por acreditarem que não há nada de errado e assim se expõem mais a situações de risco.
Acontece que um simples check-up pode não apenas prevenir doenças, como também aumentar o bem-estar do paciente. Com a descoberta de uma simples alteração na glicemia, por exemplo, é possível impedir a diabetes com mudanças alimentares bem mais acessíveis do que o tratamento da síndrome.
Outra doença que os homens demoram para identificar é a hipertensão. Mesmo sofrendo (sem saber) com todos os sintomas da pressão alta, muitos não buscam um tratamento adequado e acabam arriscando a vida por negligência.
Outra doença que depende de um diagnóstico precoce para ser tratada com eficiência é o câncer. Quanto mais cedo for identificado, maiores as chances de cura. Vale lembrar que não basta apenas ir ao médico. É importante seguir as recomendações do especialista para que os resultados positivos apareçam.
Além de os homens evitarem as visitas ao médico, existem alguns exames especialmente complicados de encarar. O toque retal é um deles. Apesar de ser simples, rápido e indolor, muitos pacientes se sentem constrangidos e acabam deixando a consulta pra depois.
Vencer esse medo, no entanto, pode significar um diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença com grandes de chances de cura se descoberta cedo.
O check-up varia de acordo com a idade e as condições de saúde do paciente. Ainda assim, alguns aspectos têm maior relevância. Dentre eles estão:
Dedicar umas horas do seu ano para fazer exame e cuidar da saúde, pode garantir mais qualidade e mais tempo de vida. Você já fez o seu check-up esse ano?