Imprensa

30.04.2019

Dr. Luís Felipe Piovesan participa do Consenso Nacional para o Tratamento do Câncer Urotelial

Com o objetivo de promover um debate sobre os guidelines internacionais de tratamento do câncer urotelial (de bexiga) e desenvolver um manuscrito a respeito destas recomendações sob a perspectiva brasileira da melhor prática clínica, foi realizado em São Paulo-SP, no dia 26 de abril de 2019, o primeiro Consenso Nacional para o Tratamento do Câncer Urotelial.

 

 

Apoiado pelas principais sociedades de especialidade envolvidas no tratamento do câncer urotelial, a comissão organizadora foi composta por membros da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e do LACOG-GU (Dr. Andrey Soares, Sr. Diogo Assed Bastos, Dr. Diogo Rodrigues Rosa e Dr. Fernando Cotait Maluf), da Sociedade Brasileira de Urologia (Dr. Ari Adamy Jr., Dr. Daher Chade, Dr. Lucas Nogueira, Dr. Luís Felipe Piovesan e Dr. Ricardo Favaretto) e da Sociedade Brasileira de Radioterapia (Dr. Alisson Borges e Dr. Ícaro Carvalho).

 

 

O Consenso contou com a presença nas discussões e votações de 21 Oncologistas Clínicos, 21 Urologistas e 4 Radioterapeutas convidados e debateu tópicos amplos, atuais e relevantes com o objetivo de ajudar a orientar a atuação dos colegas médicos quanto as condutas clínicas no câncer urotelial, especialmente nos tumores de bexiga.

 

 

“Foi um trabalho desgastante, desde a definição sobre os temas, confecção das questões, levantamento das publicações científicas, até as votações. Entretanto, o debate, a oportunidade ao contraditório e a troca de experiências compensaram todo o esforço”, comenta o Dr. Luís Felipe.

 

 

O evento recebeu destaque na mídia nacional, conforme publicação do Estadão (link abaixo)
http://www.vencerocancer.org.br/noticias-bexiga/i-consenso-brasileiro-para-o-tratamento-do-carcinoma-urotelial-define-melhores-praticas-para-a-doenca-com-oncologistas-urologistas-e-radio-oncologistas-de-todo-o-pais/