Artigos

02.05.2017

Você já leu sobre sua doença?

Voce já leu sobre sua doença?

O melhor paciente que existe para tratar é o que sabe tudo sobre sua doença. Digo isso diariamente no meu consultório.  Estimulo meu paciente a ler sobre sua doença e fazer-me perguntas em suas consultas e retornos comigo.
Antigamente o médico solicitava exames, prescrevia o tratamento e eventualmente levava o paciente à cirurgia com o mínimo de informações. Somente o necessário para que o paciente o obedecesse. Naquele contexto o paciente se sentia inibido para perguntar e qualquer questionamento era, por vezes, interpretado como um “desafio” à autoridade do médico. Felizmente isso mudou.
Hoje, numa relação médico-paciente bem construída, o diálogo e as perguntas constituem parte imprescindível de uma boa consulta médica.

“A consulta só termina quando terminam as dúvidas…”

“A consulta só termina quando terminam as suas dúvidas…”. Insisto com meus pacientes sempre que sinto que ainda traz um pouco do sentimento de falta de abertura de antigamente.
Mas onde buscar informações fora do consultório? É possível obter informações confiáveis sobre as doenças dentro do universo dos leigos em medicina? Sem dúvida que sim. O problema maior consiste em filtrar as informações que conseguimos.
É conceito praticamente unânime entre os médicos que o pior lugar para um paciente buscar informações sobre sua doença é diretamente na ferramenta de pesquisa do Google. Concordo plenamente. Mas por que isso?
O Google é uma ferramenta impressionante de pesquisa sobre qualquer tema do conhecimento humano. Porém não filtra as informações equivocadas e não individualiza as informações de acordo com as nuances únicas do caso do paciente. Certamente existem informações úteis e confiáveis no bojo de resultados de uma pesquisa feita no Google, mas elas vêm misturadas com muitas fontes que trazem opiniões pouco técnicas, muitas com interesse comercial apenas e, pior, opiniões de outros leigos que passaram por condições parecidas com o que o internauta está pesquisando.

Pesquise em fontes adequadas!

 

Via de regra uma pesquisa direta no Google feita por um leigo a respeito de sua doença resulta numa pilha de folhas impressas e numa conclusão assustadora (muitas vezes sem qualquer fundamento) por parte do internauta leigo.
Exatamente por esse motivo criamos o presente portal. No Portal NeoUro colocamos informações claras e confiáveis, extraídas da própria literatura médica que usamos no dia a dia nos nossos consultórios na UROMED. Claro que o Portal NeoUro não se propõe a tratar e informar sobre tudo em medicina. Mas para o paciente portador de alguma neoplasia urológica (câncer do trato urinário em homens e mulheres e câncer genital masculino), com certeza é fonte de informações úteis e confiáveis.
Por isso, leia tudo que publicamos aqui sobre sua doença e, depois, questione seu médico e peça a ele que o ajude a compreender melhor os temas em que restarem dúvidas.
Lembre-se, o seu médico deve ser sempre um facilitador, tanto do seu aprendizado sobre a doença quanto de suas decisões a respeito dos tratamentos e técnicas disponíveis.
Boa leitura !